Forças de segurança realizam reintegração de posse em terra indígena no Pará

Publicado em 01/10/2019 11:17

(Reuters) - Homens da Polícia Federal, com apoio da Força Nacional e do Exército, intimaram invasores para que deixem a Terra Indígena Trincheira Bacajá, no Pará, em cumprimento à primeira parte de decisão judicial que determinou a reintegração de posse do território, sob pena de multa diária e retirada forçada, informou a PF nesta terça-feira.

Os invasores sinalizaram pelo cumprimento da decisão, após uma reunião realizada na segunda-feira com quase uma centena de pessoas, incluindo dezenas de ocupantes da área, para informá-los dos termos da decisão de reintegração de posse e das consequências de eventual descumprimento da ordem, segundo comunicado da PF.

Além dos agentes das forças de segurança, servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) e membros do Ministério Público Federal (MPF) também acompanharam um oficial de Justiça na diligência.

Segundo a PF, o grupo foi informado que, após os sete dias concedidos como prazo para a retirada voluntária, as forças de segurança retornarão ao local para avaliar a situação, e que eventuais invasores resistentes podem ser alvo de retirada forçada, além do pagamento da multa diária prevista de 1 mil reais.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

PF começa a retirar invasores de terra indígena no Pará (O Antagonista)

A Polícia Federal realizou a primeira parte da decisão judicial que determinou a reintegração de posse da terra indígena Trincheira-Bacajá.

Os invasores da terra foram intimado a deixar a área em sete dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil e retirada forçada.

A ação foi realizada com apoio da Força Nacional da Segurança Pública, Exército Brasileiro, Funai e MPF.

Leia mais no site O Antagonista

Fonte: Reuters / O antagonista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas