Poder360: Funai decide endurecer regras para reconhecimento da etnia de indígenas

Publicado em 25/01/2021 10:24

A Funai (Fundação Nacional do Índio) vai tornar mais rígido o processo de reconhecimento de etnia dos indígenas. Agora passará a ser necessário comprovar o vínculo cultural, histórico e tradicional de ocupação ou habitação da etnia declarada a alguma aldeia.

As novas regras visam a evitar possíveis fraudes com benefícios sociais e cotas em universidades.

A mudança, aprovada pela Diretoria Colegiada da fundação, não altera o plano de vacinação do grupo indígena. É necessário apenas que os indígenas a serem vacinados contra a covid-19 morem em alguma aldeia em território nacional.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, afirmou que a medida pretende reforçar a identidade étnica a quem merece a proteção estatal para que se evite a banalização da cultura indígena.

“Não há nada que impeça a pessoa de fazer a autodeclaração, mas quando ela pretende receber benefício, como cota universitária, benefício social e direito a territorialidade, há necessidade de preenchimento de alguns requisitos”, afirmou Xavier.

Outra preocupação da fundação é sobre a migração de povos indígenas de outros países da América do Sul, como a Venezuela.

De acordo com o último censo, de 2010, existem 896.917 pessoas que se autodeclaram indígenas no Brasil. Desses, 57,7% vivem em territórios reconhecidos oficialmente.

Fonte: Poder360

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas