Governo Federal entrega equipamentos agrícolas a comunidades indígenas em Cuiabá

Publicado em 20/08/2021 08:51

O Governo Federal entregou, nesta quinta-feira (19), 42 equipamentos agrícolas a comunidades indígenas, em Cuiabá (MT). A ação marcou o encerramento do Seminário Regional Política de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, promovido pela Secretaria de Governo da Presidência da República (SeGov) em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ao todo, foram entregues 14 tratores, 14 grades aradoras e 14 carretas agrícolas às comunidades indígenas, somando um investimento de cerca de R$ 2,6 milhões, segundo a SeGov. Também está prevista a capacitação dos agricultores indígenas que irão operar as máquinas. O encontro tem a finalidade de impulsionar a produção sustentável nas aldeias.

O presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participaram do evento.

“Essa entrega de hoje fortalece a agricultura dos indígenas que querem produzir, que querem ter renda, dignidade, uma escola agrícola, que querem produzir para esta nação”, destacou a ministra.  

O presidente da Funai, Marcelo Xavier, informou que está em tratativa com o Mapa um acordo de cooperação técnica que irá permitir a emissão da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) a produtores indígenas por meio da Funai.  

A DAP é a porta de entrada para agricultores familiares ingressarem em políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda, como acesso à linha de crédito do Pronaf. O documento é emitido pelo Mapa e por parceiros autorizados, entre eles associações rurais e entidades de assistência técnica. Atualmente, existem 35.218 DAPs indígenas válidas em todo território nacional. A maioria produz feijão, mandioca e milho.

Participaram do evento os ministros do Turismo, Gilson Machado; do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos; secretária Especial de Articulação Social da SeGov, Gabriele Olivi; o governador Mauro Mendes; e o líder da etnia Paresí, Arnaldo Zunizakae.

O evento, chamado Dia de Campo, ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso e insere-se no contexto do fomento de políticas públicas relacionadas à promoção da autonomia dos povos indígenas por meio do desenvolvimento de atividades econômicas que gerem a valorização e o fortalecimento da cultura indígena.

* Com informações da SeGov

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR