PF deflagra operação de combate a garimpos ilegais em terra indígena no Mato Grosso

Publicado em 28/09/2021 13:37

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira uma operação de combate à extração ilegal de minérios na Terra Indígena Sararé, que fica na região de Pontes e Lacerda em Mato Grosso.

Na terceira fase da operação Alfeu, a ação envolve um efetivo de aproximadamente 100 servidores, com representantes do Ibama, da Força Nacional, do Exército, da Polícia Rodoviária Federal e da Funai, além do uso de drones e imagens de satélites.

Em comunicado, a PF citou que em março passado a Justiça havia determinado a desocupação do garimpo na Terra Indígena Sararé.

"No entanto, através de imagens de satélite, a PF constatou que a região continua a ser degradada, necessitando assim de nova intervenção policial no local."

Segundo a corporação, as ações desta terça "obtiveram êxito em inutilizar o maquinário utilizado na atividade ilegal". As equipes também vão fiscalizar os garimpos Babalu e Cooper Pontes.

"A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos na operação permanecerão no local até a desarticulação completa dos garimpos para garantir o encerramento da atuação garimpeira ilegal na região", destacou.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR