Consumidores dos EUA elevam estimativas para inflação e gasto, diz Fed de NY

Publicado em 11/04/2022 14:44

(Reuters) - Os consumidores norte-americanos aumentaram suas expectativas para a inflação e os gastos das famílias dentro de um ano, à medida que o preço do gás e dos alimentos se eleva, mas moderaram sua visão acerca da inflação de médio prazo, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Federal Reserve de Nova York.

As expectativas de onde a inflação estará em um ano subiram para 6,6% em março, a maior desde que a pesquisa foi lançada em 2013 e acima dos 6,0% em fevereiro. A previsão é que os gastos das famílias cresçam 7,7% no ano, também um pico da série. Apenas 23% veem melhora de suas finanças domésticas no próximo ano, a menor parcela desde o início da sondagem.

Os norte-americanos estão enfrentando o pior surto de inflação em décadas, que está piorando: economistas consultados pela Reuters esperam que na terça-feira dados mostrem que os preços ao consumidor subiram, na leitura anual, 8,4% em março, acima da taxa de 7,9% de fevereiro, à medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia aumenta os preços de alimentos e energia.

(Por Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR