Sorriso: produtividade de soja convecional chega a 60 sacas/hectare

Publicado em 09/12/2011 10:57
Foram apresentados, ontem, no Sindicato Rural de Sorriso, os resultados do Programa Soja Livre da safra 2010/2011. A média de produtividade da cultivar convencional registrada foi acima de 60 sacas por hectare. Em algumas localidades, o produtor chegou colher 80 sacas/h, muito acima das lavouras transgênicas. “As sementes são altamente produtivas e até mesmo superiores as geneticamente modificadas. Mas isto não quer dizer que queremos ‘derrubar’ a transgênica, só queremos que o produtor tenha liberdade de escolha, mostrar para ele que o mercado está se preparando para atender esta demanda”, destacou o coordenador do programa, Clóvis Albuquerque, comemorando os resultados.

A produção foi dividida em uma unidade demonstrativa e em áreas demonstrativas – lavouras comerciais, que ocuparam cerca de cinco hectares. Para o coordenador, os produtores ficaram satisfeitos com a produção.

Na avaliação de Albuquerque, o Brasil é o único país que ainda tem chances de implantar a soja convencional no campo. “Esta é a nossa oportunidade de explorar e tornar o mercado mais competitivo, pois o custo da produção da soja convencional é mais barato e o valor pago pelo grão sempre é superior a commodity”, defendeu. Segundo pesquisa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo por hectare da soja convencional chega a ser cerca de R$ 100 mais barato que da transgênica.

Outra vantagem é de que o mercado também está cada vez mais buscando pelo grão sem alteração genética. Empresas como a Amaggi, Caramuru e Imcopa já estão preferindo a convencional. “Inclusive a esmagadora de soja da Caramuru, instalada em Sorriso, só utiliza do grão convencional para a produção de óleo de soja”, acrescentou Albuquerque. Além da comercialização interna, países como Japão, Coréia e a União Européia também já estão preferido, e até mesmo pagando mais, por grãos convencionais.

Outro fator positivo é de que a soja convencional consegue retardar a possibilidade de resistência do glifosato quanto ao combate de ervas daninhas. E, para atender uma demanda crescente no Estado, a Embrapa já está ampliando a área das sementeiras. “A soja convencional está conquistando cada vez mais adeptos não só no Mato Grosso, como também em Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, finalizou Albuquerque.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário