Soja: Colheita deve começar nesta semana em Mato Grosso

Publicado em 27/12/2011 08:47 e atualizado em 27/12/2011 14:16
A colheita da safra 2011/12 deve começar nesta semana, com Mato Grosso abrindo os trabalhos. No Paraná, as máquinas colhedoras devem ir a campo em cerca de quinze dias.

A falta de chuvas na segunda quinzena de novembro e em boa parte de dezembro em algumas regiões do Centro-Oeste, do Sudeste e em praticamente todas as regiões agrícolas importantes do Sul deve reduzir a produtividade.

Na Argentina, os trabalhos de cultivo estão praticamente suspensos também por falta de chuva. Os dados de oferta e demanda mundial do USDA (Ministérios da Agricultura dos Estados Unidos) divulgados no início de dezembro já sinalizavam que os estoques de passagens da safra 2011/12 devem se reduzir, levando a uma relação estoque/consumo de 28,1%, a menor em três safras.

No mercado brasileiro, as negociações de soja e derivados estão bastante lentas neste final de ano. As negociações têm sido registradas apenas em pequenos lotes no interior do País.

Representando o preço médio ponderado das regiões paranaenses, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 45,64/sc nessa sexta, ligeira baixa de 0,5% sobre a sexta anterior.

No porto de Paranaguá, devido à baixa liquidez, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa, que representa a cotação média da soja posta em armazém desse porto, tem sido frequentemente arbitrado – está em R$ 47,50/sc desde o dia 16 de dezembro

Tags:

Fonte: Esalq/Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto