Holanda vai investir R$ 17 mi na compra de soja responsável.

Publicado em 28/12/2011 08:52 345 exibições
Empresas e organizações não-governamentais holandesas vão investir 7 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões) para garantir que, até 2015, 100% da soja dos produtos que importam seja produzida de forma responsável. O objetivo da iniciativa é comprar volumes cada vez maiores de soja cultivada de forma mais sustentável.

A perspectiva é atingir 500 mil toneladas até o final de 2012, 1 milhão de toneladas em 2013 e 1,5 milhão de toneladas em 2014. A soja importada é usada na produção de carnes, laticínios, ovos e outros alimentos.

A medida, promovida por empresas ligadas à Iniciativa de Comércio Sustentável da Holanda (IDH), vai ter impacto na produção brasileira, já que a Holanda é o segundo maior comprador de produtos de soja brasileiros, atrás apenas da China. "O investimento vai permitir que produtores da América do Sul, assim como das demais partes que integram a cadeia de fornecedores, façam os aperfeiçoamentos necessários para obter o certificado RTRS", explica o diretor-geral da IDH, Joost Oorthuizen. O certificado da RTRS (sigla em Inglês para Mesa Redonda da Soja Responsável) exige que o plantio seja feito utilizando práticas de manejo que minimizem seus impactos ambientais e sociais.

Na primeira fase da iniciativa, a adequação de sojicultores na América do Sul para os critérios exigidos na certificação será apoiada pelo Fundo de Via Rápida para a Soja, criado pela IDH. Ele vai encaminhar investimentos privados aos produtores para treinamento em boas práticas agrícolas. Produtores, fabricantes e compradores podem se candidatar ao financiamento, com contrapartida de no máximo 50%. Atualmente, Brasil, Argentina e Paraguai possuem cerca de 140 mil hectares certificados pela RTRS.

Tags:
Fonte:
Diárionet

0 comentário