Agricultores de Mato Grosso estão em alerta contra a ferrugem asiática.

Publicado em 30/12/2011 09:51

Até o momento foram notificados no Brasil 15 focos da ferrugem asiática em lavouras de soja, nenhum deles em Mato Grosso. Mesmo assim os cuidados no campo foram redobrados.
São 6,9 milhões de hectares cultivados com soja em Mato Grosso. Para manter as plantações longe do ataque de doenças, as aplicações preventivas de defensivos estão sendo feitas.

Na última safra foram registrados apenas 50 focos de ferrugem da soja em Mato Grosso. Volume bem menor que o da safra anterior, quando foram contabilizadas 624 ocorrências. O bom desempenho comprova a eficiência do manejo preventivo e explica porque no campo a palavra de ordem é atenção ao desenvolvimento da lavoura.

Além da ação preventiva, o monitoramento constante da área também é fundamental. A atenção deve ser redobrada em janeiro, quando o tempo deve estar mais quente e chuvoso. O cenário é ideal para a instalação e proliferação da ferrugem.

Na safra 2010/2011 o primeiro foco de ferrugem registrado em Mato Grosso foi identificado no dia 12 de janeiro, em uma lavoura comercial no município de Sorriso, região médio-norte do Estado.

Tags:

Fonte: MT Notícias + Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto