Soja: Mais opções de qualidade e rentabilidade ao produtor do MT

Publicado em 20/01/2012 06:31
De 31 de janeiro a 10 de março o Programa Soja é Livre realiza a 3ª temporada de dias de campo nas Unidades Demonstrativas do Programa (UD´s), instaladas nas principais regiões produtoras do estado. Os dias de campo têm por objetivo avaliar novas cultivares de soja desenvolvidas pela Embrapa e oferecer mais opções de qualidade e rentabilidade ao produtor.

Atualmente o Soja Livre oferece 18 cultivares de soja convencional e nestes dias de campo serão apresentadas seis, sendo três de ciclo precoce e três do ciclo médio. Entre as opções para ciclo precoce estão: BRSMG 752S, que é uma cultivar moderadamente resistente ao nematoide de galha e possui boa tolerância a chuvas durante a colheita; BRSMG 810C cultivar resistente ao nematoide de cisto com boa tolerância ao Pratylenchus brachiurus; BRS 217 (Flora) possui excelente potencial produtivo e é de grande adaptabilidade e estabilidade. Todas essas cultivares garantem safrinha de milho e algodão.

Já as de ciclo médio são: BRS Jiripoca, cultivar resistente ao nematoide de cisto de raça 1 e 3, moderadamente resistente as raças 5,6,9 e 14 e possui boa tolerância a chuvas na colheita; BRSGO 8660 resistente ao nematoide de cisto e apresenta bom potencial produtivo; BRSGO Chapadões, resistente as principais raças de nematoides de cisto, possui bom desempenho em áreas com Pratylenchus e nematoide de galha.

O Soja Livre iniciou em setembro de 2010 por conta da crescente dificuldade dos produtores em obter sementes não transgênicas. O programa é uma parceria da Aprosoja, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Governo Federal.

O primeiro município a receber os dias de campo do Soja Livre é Campo de Júlio, no dia 31 da janeiro, na fazenda Sebben. Confira abaixo a programação completa:

Dia 02/02 – Sapezal: fazenda Nossa Senhora Aparecida

Dia 07/02 – Campo Novo dos Parecis: fazenda Cristina

Dia 09/02 – Sinop: fazenda Vale do Verde

Dia 11/02 – Sorriso: fazenda Itachin

Dia 14/02 – Piranga do Norte: fazenda São Vitor

Dia 16/02 – Lucas do Rio Verde: Fundação Rio Verde

Dia 18/02 – Nova Mutum: fazenda Mutum

Dia 23/02 – Diamantino: fazenda Soybem

Dia 25/02 – Deciolândia: fazenda Agrodinâmica

Dia 06/03 – Querência: fazenda Agro Delta

Dia 08/03 – Canarana: fazenda Andréia

Dia 10/03 – Nova Xavantina: fazenda Monte Alegre

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar