Soja: Conselho Internacional de Grãos reduz estimativa para safra global

Publicado em 20/01/2012 14:28 e atualizado em 20/01/2012 16:54
O IGC (Conselho Internacional de Grãos) reduziu suas estimativas para a safra mundial de soja para 256,4 milhões de toneladas. o volume é 0,8% menor do que a previsão anterior e está 4% abaixo da safra 2010/11.

Segundo o conselho, a redução deu-se em função da forte seca que assola importantes regiões produtoras da América do Sul, principalmente no  Brasil, Argentina e Paraguai.

O tamanho real da quebra ainda não pode ser mensurado. No entanto, o IGC projetou a safra 2011/12 da Argentina em 51 milhões de toneladas, com uma queda de 4,3% frente a produção do ano precedente.

Para o Brasil, a projeção é de 71,8 milhões de toneladas. O volume estimado é 4,6% menor do que o estimado no ciclo 2010/11.

A redução na safra do Paraguai foi a mais expressiva, de 14% em relação a temporada passada, com uma colheita projetada em 7,2 milhões de toneladas.

Já a safra 2011/12 norte-americana foi esimada em 83,2 milhões de toneladas, queda de 8,2% frente ao ano anterior.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump, USDA, El Niño: Soja tem 5ª feira cheia, recuando na Bolsa de Chicago e no Brasil
Soja fecha em queda nesta 5ª feira com pressão do Oriente Médio e de olho no novo USDA
Aprosoja MT reforça os cuidados durante o Vazio Sanitário da soja
Soja em Chicago: Mercado opera com estabilidade nesta 5ª feira à espera de relatório do USDA
Soja fecha em alta e de volta aos US$ 11,20 em Chicago nesta 4ª; mercado se ajusta antes do USDA
Soja tem estabilidade em Chicago nesta 4ª feira, mas operando em campo positivo à espera do USDA