Grãos fecham noturno no vermelho com financeiro preocupante

Publicado em 22/02/2012 11:59
Nesta quarta-feira, o mercado internacional de grãos fechou o pregão noturno no vermelho. A sessão foi de poucos negócios e os contratos foram pressionados, principalmente, pela aversão ao risco dos traders. 

A soja fechou o pregão perdendo pouco mais de 4 pontos nos principais vencimentos, e o milho e o trigo encerraram com perdas de quase 3 pontos nos contratos mais próximos. 

As incertezas no macrocenário econômico estão de volta aos holofotes de Chicago. Hoje, a agência de classificação de risco Fitch Ratings cortou a nota de crédito da Grécia em dois degraus, passando de CCC para C. 

"A Fitch considera que a proposta para reduzir o endividamento público da Grécia via troca de dívida com os credores privados irá, se concluída, constituir um default no rating e levar a nota do país a ser rebaixada para ´default restritivo'", informou a agência em um comunicado. 

As dúvidas sobre a eficiência das medidas propostas pela Grécia para conter a crise e evitar um calote de sua dívida pública estão fazendo com que os investidores se mostrem mais avessos ao risco, migrando para ativos mais seguros, como o dólar, por exemplo. O movimento acaba pressionando as commodities agrícolas. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul