Noroeste deve manter liderança na safra mineira de grãos

Publicado em 23/02/2012 17:18
Com uma safra estimada de 2,8 milhões de toneladas de grãos para 2012, volume 8,5% maior que o do ano anterior, a região Noroeste segue liderando a produção em Minas Gerais. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com análise da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a região responde por 24,7% da safra mineira, com cultivos espalhados por 642,4 mil hectares.

Márcia Aparecida de Paiva Silva, assessora técnica da Subsecretaria do Agronegócio, esclarece que o aumento do rendimento médio das lavouras do Noroeste, devido à utilização de tecnologia e aplicação de boas práticas de produção em geral, beneficia a produção regional, sobretudo de soja. Os números do IBGE não incluem a produção de feijão terceira safra, girassol e trigo.

“O Noroeste é o maior produtor de soja do Estado, com safra estimada de 1,2 milhão de toneladas, variação positiva de 7% em relação ao período anterior. Neste caso, a região responde por 39% da produção estadual”, explica a assessora.

Para o milho, está prevista uma safra de 1,3 milhão de toneladas na região Noroeste. O volume é 13,1% superior ao registrado em 2011 e equivale a uma participação de 17,3% na safra estadual do grão. À frente do Noroeste, na produção de milho, estão o Alto Paranaíba e o Sul de Minas, que respondem por 24,8% e 18,8% da produção mineira respectivamente.

“Já a produção de sorgo, apesar da estimativa de uma pequena redução, também contribui para a manutenção do Noroeste como líder da safra mineira de grãos”, observa a assessora. “A região responde por 42,5% da produção total de sorgo do Estado, pois as colheitas previstas para 2012 devem resultar em 159,5 mil toneladas. O município de Unaí, maior produtor de sorgo de Minas, deve responder por 23,5% da safra estadual.”

Além disso, para manter a posição de destaque na produção estadual de grãos, o Noroeste conta também com o feijão, sendo a safra estimada para 2012 da ordem de 36,6 mil toneladas. O volume equivale a 20,5% da colheita total de feijão do Estado, que deve alcançar 178,5 mil toneladas. A liderança de produção regional, neste caso, é do Alto Paranaíba, responsável por 24,5% da safra mineira de feijão (excluindo a terceira safra).    

Segundo e terceiro

O Alto Paranaíba continua no segundo lugar do ranking estadual da produção de grãos. “A safra prevista é de 2,5 milhões de toneladas, ou participação de 22,3% do total de Minas. A progressão do volume em relação ao período anterior será de 9,8%, consequência principalmente da melhora do rendimento das lavouras.”, ressalta a assessora técnica.    

A terceira posição no ranking dos maiores produtores de grãos de Estado fica com o Triângulo Mineiro, que me 2012 deverá produzir 2,4 milhões de toneladas. Um crescimento de 11,6% em relação a 2010.

Safra mineira de grãos - estimativa 2012

Total do estado: 11,4 milhões de t (+9,2%)

Safra do Noroeste: 2,8 milhões de toneladas (+8,5%)

Milho no Noroeste: 1,3 milhão de t (+13,1%)

Soja no Noroeste: 1,2 milhão de t (+7,0%)

Participação do Noroeste : 24,7% da produção estadual

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura - MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário