Soja: Produção no MS deve registrar queda de 4% na safra 2011/12

Publicado em 05/03/2012 07:37
A forte seca ocasionada pelo fenômeno La Niña que castigou o país nos últimos dois meses também afetou a produção de soja do Mato Grosso do Sul. De acordo com o último levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o estado deve colher 4,9 milhões de toneladas da oleaginosa, registrando uma queda de 4% na safra em relação à temporada passada. 

Os números trouxeram uma colheita bem menor do que o esperado e frustraram os produtores sul matogrossenses. 

A colheita da soja já está concluída em metade da área do estado e segundo levantamento da Embrapa, os prejuízos deste ciclo serão maiores do que os registrados no anterior. A instituição afirma que a queda na produtividade do MS varia entre 30 e 60% em algumas lavouras. 

Na propriedade de João Martins, o rendimento ficou entre 33 e 34 sacas por hectare, ante uma expectativa que oscilava entre de 50 e 55 sacas. As plantações de soja passaram por uma severa estiagem justamente no momento em que as mesmas precisavam de água para germinar. 

Com informações do Globo Rural. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul