Soja: Mercado recua em Chicago com financeiro e realização de lucros

Publicado em 06/03/2012 12:55
A terça-feira é mais um dia de baixas para os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago. Na sessão regular de hoje, a oleaginosa começou os negócios com baixas de pouco mais de 7 pontos nos principais vencimentos. Porém, por volta das 13h (horário de Brasília), a commodity já vinha recuperando parte das perdas e o recuo não passava de 1 ponto. 

A aversão ao risco volta a preocupar os investidores, que focam, novamente, as preocuopações do mercado financeiro. A notícia de uma redução na meta de crescimento econômico da China, bem como as constantes preocupações com a situação da economia europeia pressionam os mercados nesta terça-feira e provocam a baixa das principais bolsas de valores ao redor do mundo. 

Dessa forma, os investidores mostram-se menos apto a destinarem seu capitais para ativos mais arriscados, como as commodities agrícolas. Além disso, os agentes ainda sentem a alta do dólar, que acaba tirando a competitividade dos Estados Unidos e estimulando as baixas na CBOT. 

Um movimento de realização de lucros também é registrado. Nas últimas semanas, a soja registrou uma forte alta em função dos fundamentos - que seguem positivos - e que agora provocam uma venda por parte dos fundos de investimento. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco