Soja exibe ligeira recuperação e tem leve alta no noturno

Publicado em 21/03/2012 09:26
Nesta quarta-feira, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago começam a ensaiar uma recuperação, fechando o pregão noturno com ligeiros ganhos. Após encerrar a sessão regular de ontem com mais de 20 pontos de baixa, a oleaginosa encerrou o pregão noturno de hoje subindo entre 1,50 e 3,75 pontos. 

Analistas ouvidos pela agência internacional Bloomberg afirmam que esse pequeno avanço dos preços se deu por conta de expectativas de que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) não reporte uma área de plantio maior para a soja na safra 2012/13. No próximo dia 30, o departamento divulga suas primeiras estimativas oficiais para a área do ciclo novo nos EUA. 

Segundo o analista de mercado do Rabobank, Erin Fitzpatric, o aumento de 11% registrado pelos futuros da soja este ano não devem incentivar os produtores norte-americanos a ampliarem sua área destinada à oleaginosa. Para o especialista, os agricultores deverão optar pelo milho, que não teve muitas mudanças de área desde 1º de janeiro. 

"Eu não estou muito confiante de que a soja tenha levado muitos acres do milho nos Estados Unidos. Até a divulgação dos números do USDA no dia 30, a soja, provavelmente, continuará essa escalada de altas já que, fundamentalmente, não há muita desvantagem a partir daqui", disse Fitzpatric. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira