Soja: Mercado vira e volta a registrar boas altas em Chicago

Publicado em 03/04/2012 12:57
A soja abriu os negócios da sessão regular desta terça-feira em baixa na Bolsa de Chicago. O mercado deu continuidade ao movimento de realização de lucros iniciado no pregão noturno de hoje. Porém, por volta das 12h30 (horário de Brasília), as cotações voltaram a subir e somavam mais de 12 pontos de alta. 

"Qualquer baixa será rapidamente comprada", disse o analista de mercado Pedro Dejneka, da PHDerivativos, direto de Chicago, referindo-se a todos os participantes do mercado. "Tem bastante gente altista no mercado da soja neste momento", completou. 

O leve recuo dos preços registrado no início dos negócios se deu após as cotações atingirem o melhor patamar de preços em seis meses e meio, com a oleaginosa registrando uma alta de 5% nas últimas duas sessões. 

O avanço se deu em função dos últimos números divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na sexta-feira (30). O boletim reportou, em um cenário de ajustada oferta e demanda aquecida, uma redução na estimativa para a área que será plantada com soja nos Estados Unidos na safra 2012/13. O relatório acabou surpreendendo os traders e provocando essa expressiva alta dos preços.

Como explicou Dejneka, o mercado está bastante nervoso e ansioso a espera de algumas definições sobre a próxima safra norte-americana, porém, essa volta das altas também já estava prevista. "Está tudo dentro do esperado". Além disso, a soja ainda tenta ganhar um pouco mais de área do milho e isso também estimula o mercado, uma vez que preços mais atrativos poderiam mudar as opções dos produtores. 

Além disso, notícias de que a safra de soja da Argentina poderia ser ainda menor do que as últimas previsões também estão puxando o mercado nesta terça-feira. "Até o meio de maio o mercado vai se manter assim, nervoso, querendo esperar para ver o que vai acontecer nos Estados Unidos". 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª