China: Área de milho deve aumentar e a de soja recuar este ano

Publicado em 16/04/2012 15:52 e atualizado em 16/04/2012 16:50
De acordo com o Ministério da Agricultura da China, a área de milho no país poderá crescer 2,7% em relação a 2011 e chegar a 35 milhões de hectares. O aumento do espaço destinado ao cereal reflete um momento de preços recordes no mercado doméstico e também de subsídios vindos de Pequim. 

Esse aumento da produção chinesa de milho pode também estimular uma maior oferta pelo cereal. Nos últimos três anos, o incremento da produção tem diminuído diante de uma demanda crescente. Desde 2009, a China é o maior importador líquido do grão. 

"A oferta de sementes de milho nas províncias do nordeste começou a faltar porque os fazendeiros têm mostrado forte interesse em plantar milho", informou o ministério chinês após uma pesquisa feita com 500 países. 

Outra consequência desse bom momento dos preços do milho é a previsão de uma redução de 11,2 da área de soja. Muitos produtores nas províncias de Heilongjiang e Inner Mongolia, no nordeste do país, estão trocando a oleaginosa pelo cereal. 

Em função dessa área menor, as importações de soja da China, maior importador mundial da commodity, deverão aumentar este ano. 

Com informações da Reuters. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco