China: Área de milho deve aumentar e a de soja recuar este ano

Publicado em 16/04/2012 15:52 e atualizado em 16/04/2012 16:50
De acordo com o Ministério da Agricultura da China, a área de milho no país poderá crescer 2,7% em relação a 2011 e chegar a 35 milhões de hectares. O aumento do espaço destinado ao cereal reflete um momento de preços recordes no mercado doméstico e também de subsídios vindos de Pequim. 

Esse aumento da produção chinesa de milho pode também estimular uma maior oferta pelo cereal. Nos últimos três anos, o incremento da produção tem diminuído diante de uma demanda crescente. Desde 2009, a China é o maior importador líquido do grão. 

"A oferta de sementes de milho nas províncias do nordeste começou a faltar porque os fazendeiros têm mostrado forte interesse em plantar milho", informou o ministério chinês após uma pesquisa feita com 500 países. 

Outra consequência desse bom momento dos preços do milho é a previsão de uma redução de 11,2 da área de soja. Muitos produtores nas províncias de Heilongjiang e Inner Mongolia, no nordeste do país, estão trocando a oleaginosa pelo cereal. 

Em função dessa área menor, as importações de soja da China, maior importador mundial da commodity, deverão aumentar este ano. 

Com informações da Reuters. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja