Soja: Com ausência de novidades, mercado opera próximo da estabilidade

Publicado em 03/05/2012 12:32
A quinta-feira é de mercado praticamente estável para os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago. A oleaginosa encerrou o pregão noturno em campo misto, com pequenas e pouco expressivas olscilações e abriu a sessão regular da mesma forma. Por volta das 12h25 (horário de Brasília), o vencimento maio operava a US$ 14,78, perdendo 1,75 ponto e o novembro valia US$ 13,69, com um ligeiro avanço de 0,75 ponto. 

A ausência de novidades é o principal fator para esse mercado de poucos negócios. Apesar de os fundamentos ainda conseguirem dar alguma direção para os preços, os traders já vem precificando essas informações e já conhecem esse cenário. 

De um lado, há o ajustado quadro de oferta e demanda, principalmente em função da quebra na produção de soja na América do Sul transferindo a demanda que seria do Brasil e da Argentina para o produto dos Estados Unidos. Hoje, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 223 mil toneladas de soja para a China a serem entregues na safra 2012/13. Contribuindo para a confirmação dessa firme demanda, as exportações semanais de soja dos EUA ainda ficaram acima das expectativas. 

Em contrapartida, as boas expectativas para a safra norte-americano refletem negativamente no mercado. As condições climáticas nos EUA têm sido favoráveis e o plantio avança em um ritmo superior ao do ano passado. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pré-WASDE: Perspectivas para Soja, Milho e Trigo; Confira análises da Hedgepoint
Anec projeta queda na exportação de soja do Brasil em maio
Rio Uruguai começa a subir e submergir lavouras de arroz e soja em São Borja (RS)
Soja apresenta quedas em Chicago na manhã desta quarta-feira (8)
Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA