2012/13: Oil World estima crescimento de 16% da próxima safra mundial de soja

Publicado em 15/05/2012 17:59
A produção mundial de soja deverá ter um incremento de 16% no próximo ano, principalmente por conta da recuperação das safras da América do Sul após as perdas causadas pela seca na temporada 2011/12. A projeção é da consultoria alemã Oil World. 

De acordo com as estimativas da consultoria alemã, a safra global chegará às 274,3 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, superando de longe as 237,5 milhões de toneladas produzidas na safra 11/12. Para a colheita brasileira, a Oil World projeta um aumento de 19% chegando a 78 milhões de toneladas e para a Argentina, 55 milhões de toneladas ante as 41 milhões de toneladas em 2011/12.

"Na segunda metade da próxima temporada já poderão ser vistos estoques mais amplos se, na América do Sul, a recuperação da produção de soja for tão positiva quanto nossas previsões. Isso vai depender de uma expansão da área e de condições climáticas favoráveis", informou o relatório da Oil World. 

Para os Estados Unidos, a estimativa da instituição é de uma alta de 6,6% na produção da oleaginosa, que deve chegar a 88,7 milhões de toneladas na temporada 2012/13. A estimativa da consultoria para a área de plantio nos EUA é de 30,7 milhões de hectares (75,8 milhões de acres), 1,9 milhão a mais do que  o previsto pelo USDA. 

Estoques limitados - A Oil World informou ainda que os estoques de soja devem continuar limitados até meados de março de 2013, que é quando os sojicultores brasileiros iniciam sua colheita. 

"Será um longo caminho até que os suprimentos mundiais de soja estejam suficientemente reabastecidos. As perspectivas de fornecimento global das principais oleaginosas ainda é crítico para 2012/13". 

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado da soja encerra semana sob pressão sazonal em Chicago e cautela com eleições e câmbio no Brasil
Plantio de soja de MT atinge 10,23% e mantém atraso inicial, diz Imea
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil