2012/13: Oil World estima crescimento de 16% da próxima safra mundial de soja

Publicado em 15/05/2012 17:59
A produção mundial de soja deverá ter um incremento de 16% no próximo ano, principalmente por conta da recuperação das safras da América do Sul após as perdas causadas pela seca na temporada 2011/12. A projeção é da consultoria alemã Oil World. 

De acordo com as estimativas da consultoria alemã, a safra global chegará às 274,3 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, superando de longe as 237,5 milhões de toneladas produzidas na safra 11/12. Para a colheita brasileira, a Oil World projeta um aumento de 19% chegando a 78 milhões de toneladas e para a Argentina, 55 milhões de toneladas ante as 41 milhões de toneladas em 2011/12.

"Na segunda metade da próxima temporada já poderão ser vistos estoques mais amplos se, na América do Sul, a recuperação da produção de soja for tão positiva quanto nossas previsões. Isso vai depender de uma expansão da área e de condições climáticas favoráveis", informou o relatório da Oil World. 

Para os Estados Unidos, a estimativa da instituição é de uma alta de 6,6% na produção da oleaginosa, que deve chegar a 88,7 milhões de toneladas na temporada 2012/13. A estimativa da consultoria para a área de plantio nos EUA é de 30,7 milhões de hectares (75,8 milhões de acres), 1,9 milhão a mais do que  o previsto pelo USDA. 

Estoques limitados - A Oil World informou ainda que os estoques de soja devem continuar limitados até meados de março de 2013, que é quando os sojicultores brasileiros iniciam sua colheita. 

"Será um longo caminho até que os suprimentos mundiais de soja estejam suficientemente reabastecidos. As perspectivas de fornecimento global das principais oleaginosas ainda é crítico para 2012/13". 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS