Soja: Crise na Europa preocupa e mercado volta a despencar

Publicado em 16/05/2012 07:39
Mais um dia de apreensão no mercado financeiro e a soja volta a despencar na Bolsa de Chicago. No pregão noturno desta quarta-feira, a oleaginosa registra expressivas baixas sentindo a pressão do nervosismo da macroeconomia e do avanço do dólar index. Por volta das 7h30 (horário de Brasília), as baixas se aproximavam dos 20 pontos e o julho já perdia novamente o patamar dos US$ 14 por bushel.

Ao redor do mundo, as principais bolsas de valores operam em queda sentindo o reflexo negativo da crise política vivida na Grécia. O país, que já sofre com uma crise econômica, dívida e temores de uma recessão, agora enfrenta problemas para a formação de um governo de coalizão. Socialistas e conservadores não chegaram a um acordo e os gregos realizarão uma nova eleição presidencial. 

Entre os dois lados o principal entrave são as exigências e ajustes - com medidas de austeridade - feitas pelo FMI, pela União Europeia e pelo Banco Central Europeu para que fosse disponibilizado um pacote de ajuda financeira à Grécia. 

Caso não se chegue a um acordo, a nação europeia poderá deixar a Zona do Euro e essas expectativas abala os mercados desde o final da última semana. Porém, Alemanha e França afirmam que não querem os gregos deixando o euro. 

O quadro de incertezas sobre o futuro da economia da Europa e até mesmo da mundial deixa os investidores mais avessos ao risco, provocando uma fuga de investimentos mais arriscados, como as commodities. Uma vez que a soja vinha liderando o rally de alta entre as agrícolas, agora, com a retração dos preços, é também a que mais sofre, haja visto que a oleaginosa concentra um alto número de fundos comprados. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias