Grãos: Mercado segue operando em alta no pregão eletrônico

Publicado em 21/05/2012 14:15
A soja começou a semana em alta na Bolsa de Chicago e continua operando com firme e expressiva alta no pregão noturno desta segunda-feira. As posições mais distantes registram valorizações mais intensas, de mais de 20 pontos. Os fundamentos de oferta e demanda e as incertezas climáticas nos Estados Unidos são os principais fatores de sustentação para o mercado. 

Como explicou o analista de mercado da Cerealpar, Steve Cachia, os traders ainda se focam na tendência técnica fundamental altista que persiste no mercado. A oferta mostra-se cada dia mais restrita e a demanda permanece aquecida. A procura aquecida pela oleaginosa norte-americana e estoques cada vez mais baixos preocupam o mercado e permitem um novo avanço dos preços. 

Paralelamente, além do quadro de oferta e demanda, os fatores climáticos também já começam a influenciar nos negócios, é o chamado weather market (mercado climático) e já esboçam preocupações dos traders com a nova safra de grãos dos Estados Unidos.

Previsões já sinalizam um princípio de seca no Meio Oeste dos EUA, principal região produtora do país. O tempo quente e seco que contribui para o bom desempenho do plantio da soja pode chamar a atenção dos produtores já que já há bastante soja emergindo. Em importantes locais produtores de trigo já existe um princípio de seca. 

Novo Horário em Chicago - Nesta segunda-feira, 21 de maio, começou a vigorar um novo horário na Bolsa de Chicago. O pregão noturno terá 21 horas de duração, começando às 19h e terminando às 16h do dia seguinte. Horários de Brasília. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina