China cancela compras de soja com entregas para os próximos meses

Publicado em 23/05/2012 11:29 e atualizado em 23/05/2012 12:18
Importadores chineses cancelaram algumas compras de soja com entregas para os próximos meses. Segundo informações da agência da Dow Jones, traders afirmam que esse movimento reflete os temores de que a recente baixa dos preços, que reduziu as margens de esmagamento, contninue por mais algum tempo. 

Frente a margens negativas, os processadores da China perderam, por tonelada, cerca de 100
yuans (US$ 15,7836) por tonelada de soja nos preços atuais. Desde 1º de maio, as cotações da oleaginosa já registram uma queda de 10% na Bolsa de Chicago, e os valores de importação da no mercado doméstico caíram de cerca de 4,600 yuans/t no início do mês para 4.300 yuans/t (US$ 1 = 6,32850 yuans).

Esse movimento baixista, portanto, acabou pesando sobre o mercado doméstico, pressionando, principalmente os preços do farelo e do óleo, fazendo com que o esmagamento da oleaginosa comprada anteriormente representasse prejuízos para a maioria dos processadores.

Boatos de que a China não estaria cumprindo com alguns contratos de importação de soja - e também de algodão, carvão e ferro -  circularam pela Bolsa de Chicago nesta terça-feira (22) e trouxeram nervosismo ao mercado, pressionando ainda mais os futuros da soja em Chicago. 

No pregão de hoje, as cotações continuam recuando e registrando perdas de dois dígitos. O mercado chegou a registrar, durante a manhã, perdas de quase 30 pontos, como ontem. Por volta das 12h10 (horário de Brasília), os preços perdiam pouco mais de 17 pontos nos principais contratos. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira