Soja: Vazio Sanitário da oleaginosa na BA é antecipado em 15 dias para lavouras irrigadas

Publicado em 04/06/2012 11:13
O Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja acatou na sexta-feira 1º, o pleito da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), pela antecipação em 15 dias do período de Vazio Sanitário para a cultura da soja no Estado, nas lavouras irrigadas.O Vazio Sanitário é uma determinação legal que estabelece um período de 60 dias no qual não se pode manter lavouras ou tigüera de soja no território baiano. A medida serve para quebrar o ciclo de algumas doenças e pragas da soja, em especial, da ferrugem asiática.

De acordo com o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, a flexibilização da janela do vazio para o sojicultor irrigante viabiliza o cultivo da soja. e depois do algodão,em um período tecnicamente mais favorável para as duas culturas,o que otimiza máquinas, equipamentos, e o sistema de irrigação.

O pedido dos produtores irrigantes foi acatado pelo Comitê desde que sejam observadas condicionantes, algumas das quais propostas pela própria Aiba, que visam dar segurança à 
defesa fitossanitária. O Irrigante interessado deverá fazer um cadastro prévio da área a ser cultivada com a soja no plantio antecipado, com todas as informações da área e do plano de manejo da cultura. Na sequência, firmará um Termo de Compromisso com a Adab, juntamente com o responsável técnico da propriedade, que deverá emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) específica, ambos se comprometendo a tomar todas as providências recomendadas. Os termos precisarão da anuência da Aiba.

Para institucionalizar a mudança, a Adab vai publicar uma Portaria Complementar flexibilizando a antecipação do plantio somente para áreas irrigadas. Esta concessão será anual, e condicionada a uma nova avaliação do Comitê para possível prorrogação para anos futuros. Paralelamente, os irrigantes interessados, através da Aiba, constituirão um fundo financeiro específico para custeio das despesas de Fiscalização, já que a Adab não tem orçamento programado para este fim. 
A Agência de Defesa cederá os profissionais necessários.

A Aiba, em parceria com a Adab, promoverá uma reunião com os produtores interessados, para ajustes dos detalhes necessários para a conscientização e comprometimento dos produtores na defesa do sucesso do pleito.“As condicionantes, neste momento, foram imprescindíveis para aprovação do pedido. O importante é implantarmos a medida neste primeiro ano. Para os anos seguintes, ela só dependerá da adoção coletiva de medidas mais rigorosas e do controle da ferrugem. Entre as providências a serem tomadas, estão as aplicações de fungicidas até o final do ciclo, para evitar que os primeiros focos da doença surjam em áreas limítrofes as lavouras de plantio antecipado”, diz o conselheiro técnico da Aiba, Celito Missio.


Com informações do Jornal Nova Fronteira


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário