CBOT: Soja amplia perdas e chega a bater no limite de baixa

Publicado em 24/07/2012 11:46 e atualizado em 09/03/2020 15:59
Nesta terça-feira (24), continua a correção dos preços no mercado internacional de grãos. Por mais um dia soja, milho e trigo operam com expressiva queda na Bolsa de Chicago dando continuidade a um movimento de realização de lucros. A oleaginosa é quem lidera as perdas, com um recuo superior a 40 pontos nos principais vencimentos. Milho e trigo caem pouco mais de 20 pontos. 

O mercado registra mais um dia de liquidação dos fundos que, segundo analistas, são estimuladas pelas possibilidades de chuvas nos Estados Unidos e pela pressão bastante negativa do cenário financeiro. A crise na Europa tem se agravado nos últimos dias e isso ampliou a aversão ao risco, desencadeando esse movimento. 

“Essa realização de lucros do mercado é pontual, em relação às máximas que aconteceram na semana passada. O problema macroeconômico vai ser resolvido com o tempo, e a tendência é que as cotações se recuperem”, disse o analista de mercado da Jefferies Bache, Vinícius Ito.  

Por outro lado, Ito diz ainda que a tendência climática não mudou no país e as condições nos Estados Unidos ainda são muito desfavoráveis. A seca continua castigando as lavouras e os últimos números de acompanhamento de safra divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) confirmam os estragos. 

De acordo com o boletim, apenas 26% das plantações de milho estão em boas ou excelentes condições. Na semana passada, esse índice era de 31%. Em situação regular, estão 29% das lavouras e 45% em condições ruins/muito ruins. Na semana anterior, esses valores eram de 31 e 38%, respectivamente. 

No caso do da soja, as plantações em boas ou excelentes condições passaram de 35 para 31% em uma semana. Em condições ruins, estão 35% das lavouras, contra 30% da semana anterior, e em situação regular, o número passou de 36 para 34%. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe forte em Chicago com dólar em queda, rumores de volta da greve na Argentina e dúvidas sobre o clima nos EUA
Preços da soja disparam mais de 2% em Chicago e fecham o dia acompanhando novas altas do farelo
Soja: Mercado sobe em Chicago nesta 5ª feira na esteira do milho e do trigo e da desvalorização do dólar
Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo