CBOT: Grãos têm dia de pregão volátil; tendência ainda é de alta
Publicado em 31/07/2012 11:56
Nesta terça-feira, os futuros dos grãos registram uma sessão bastante volátil na Bolsa de Chicago. Por volta das 11h20 (horário de Brasília), a soja operava em alta e o milho e o trigo em baixa. Os ganhos da oleaginosa, porém, não eram tão intensos como os registrados ontem. No entanto, por conta de estar bastante especulado pelos fatores climáticos, essa volatilidade, às 11h40, já levava os futuros da soja para o campo misto na CBOT, e logo depois já passava para o lado negativo da tabela.
O principal fator de influência no mercado internacional continua sendo o clima adverso nos Estados Unidos. A seca continua castigando a região Meio-Oeste do país e o potencial produtivo das lavouras está cada vez mais prejudicado. Trata-se da pior estiagem em anos.
A baixa dos preços reflete, portanto, mais um movimento de realização de lucros. Na semana passada, o mercado alternou bastante entre pregões de alta por conta do clima seco nos EUA e baixa por conta de uma liquidação de fundos aos menores sinais de alguma chuva chegando o país.
Ontem, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu novo relatório semanal de acompanhamento de safra e, pela oitava semana consecutiva, reduziu seus índices de lavouras em boas condições tanto para a soja quanto para o milho.
De acordo com Steve Cachia, analista de mercado da corretora Cerealpar, os dados informandos vieram em linha com o esperado pelo mercado e essa "falta de novidades" acaba abrindo espaço para uma correção dos preços. "O fato de que mesmo com chuva, houve deterioração e isso é muito importante. Ainda mais que a tendência é de que o clima fique seco seco e quente de novo esses próximos dias. Mas claro, no meio do caminho, há aquela famosa garantia de lucros. Boa parte do prêmio climático já está embutido no mercado, por isso, há essa proteção", explicou Cachia.
No entanto, apesar dessas corriqueiras realizações de lucros que têm sido vistas nos últimos dias, o analista afirmou ainda que a tendência ainda é de que os preços continuem subindo. "Tirando esses momentos de correção e considerando as atuais previsões climáticos, a tendência segue altista", completou.
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas