Farelo de soja 118% mais caro em Mato Grosso

Publicado em 01/08/2012 08:08
Demanda e preços internacionais influenciaram cotações. Preferência pelo grão torna moagem menor e produto escasso.
As exportações de farelo de soja produzido em Mato Grosso atingiram neste semestre 58,47% de todo volume embarcado no ano passado. De janeiro a junho foram 2,42 milhões de toneladas frente a 4,13 milhões durante todo o ano de 2011. A demanda do mercado internacional aquecida, tanto para o grão, quanto para o farelo e o óleo de soja, justificam os volume negociados como também a valorização dos produtos. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na comparação de preços entre julho deste ano com igual período do ano passado, o farelo encareceu 118%.

Como contextualiza o Instituto, devido à possibilidade de menor produção nos Estados Unidos, a pressão sobre outros países fornecedores aumenta. “No começo do ano pagava-se R$ 594,75 por tonelada, mas devido à baixa oferta e crescente demanda internacional pelo grão as cifras atuais são de R$ 1.126,25 por tonelada em Mato Grosso, o que nos mostra uma valorização de 118% no período analisado”, destaca parte do Boletim Semanal divulgado na última segunda-feira.

Veja a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª