China importa 5,87 mi t de soja em junho e passa a comprar mais do Brasil

Publicado em 21/08/2012 13:51
O Centro de Informações Estatísticas Alfandegárias da China informou nesta terça-feira (21) que o país importou 5,87 milhões de toneladas de soja em julho. O total é 10% maior do que o importado no mesmo período do ano passado. Já em relação a junho, o auemnto das compras foi de 4%. 

De janeiro a julho, o volume importado pelos chineses foi de 34,92 milhões de toneladas, um aumento de 20% se comparado ao mesmo intervalo em 2011. 

Atualmente, a China é o maior importador mundial de soja e seus principais fornecedores são os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina. Nos primeiros sete meses deste ano, a nação asiática comprou 17,08 milhões de toneladas da oleaginosa brasileira, 57,8% a mais do que o importado no mesmo período do ano passado. Com isso, o Brasil passou os EUA e agora lidera a lista de fornecedores para os chineses. 

Somente em julho, a China importou 3,8 milhões de toneladas de soja do Brasil, volume 10,5% maior do que o registrado nesse mesmo mês do ano passado. Por outro lado, as compras da commodity norte-americana diminuiu 1,77%. 

Os Estados Unidos sofrem com uma severa estiagem que vem dizimando sua produção de grãos. As perdas na soja podem chegar a 20 milhões de toneladas. Frente a isso e à certeza de uma oferta norte-americana escassa, os chineses optaram por aumentar suas compras do produto brasileiro como forma de garantir sua oferta após uma seca na América do Sul na safra 2011/12, que antecedeu as perdas na safra 12/13 dos EUA. 

Milho - As importações de milho da China somaram 721.598 mil toneladas em julho. Esse montante, de acordo com o Centro de Informações Estatísticas Alfandegárias do país, é 318% maior do que o as compras do mesmo mês de 2011. Nos primeiros sete meses do ano, a nação asiática importou 3,13 milhões de toneladas do grão. Já nesse mesmo intervalo do ano passado, o volume foi de 208.298 mil toneladas. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja