CBOT: Grãos têm sessão volátil, apesar de tendência altista

Publicado em 23/08/2012 12:10
A volatilidade continua atuando nos negócios no mercado internacional de grãos e os futuros da soja, do milho e do trigo operam de lado nesta quinta-feira (23). A oleaginosa chegou a subir mais de 10 pontos, porém, por volta das 11h20 (horário de Brasília) já trabalhava em campo misto, com oscilações de pouco mais de um ponto. O milho recuava e o trigo tinha ligeiros ganhos. 

No início da semana, os grãos registraram expressivos ganhos com foco na estreita relação de estoque x consumo atual. O quadro é de oferta restrita, estoques historicamente baixos e uma demanda bastante aquecida. Porém, as cotações registraram sessões de realização de lucros. 

Porém, apesar de toda essa volatilidade, a tendência de alta continua presente. Os tempos são de falta de produto, no entanto, a demanda continua muito ativa e esse fator, de agora em diante, deverá ser o principal combustível para novos avanços dos preços. 

"A nova fase de alta baseada em demanda está começando. Novos ganhos vêm por aí", diz Pedro Dejneka, analista de mercado da PHDerivativos. 

Nesta quinta-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 165 mil toneladas de soja para a China e mais 202 mil para destinos não conhecidos, confirmando essa procura pela oleaginosa mesmo com preços historicamente altos. 

Paralelamente, o que complementa a tendência de alta ainda são as adversidades climáticas nos Estados Unidos e as perdas que elas vêm provocando. O tempo continua quente e seco no Meio-Oeste norte-americano e dados divulgados pela expedição Crop Tour, da Pro Farmer, já indicam uma produtividade tanto para a soja quanto para o milho bem abaixo do que o esperado e do que o divulgado pelo USDA. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA