Soja: Plantio tem início no Brasil e atinge 3% da área projetada

Publicado em 05/10/2012 12:02 e atualizado em 05/10/2012 12:47
O ritmo dos trabalhos é mais lento do que em igual período do ano passado, quando 5% da área havia sido semeada e está acima da média para o período, de 2%.
O plantio da soja na temporada 2012/13 iniciou em alguns estados produtores do Brasil e atingiu 3% da área esperada. O ritmo dos trabalhos é mais lento do que em igual período do ano passado, quando 5% da área havia sido semeada e está acima da média para o período, de 2%. Os dados fazem parte do levantamento Da consultoria Safras & Mercado, referentes ao período até 5 de outubro. Na semana anterior, o percentual era de 1 ponto.
 
No Paraná, 9% da área já está plantada, contra 3% da semana anterior, 16% do ano passado e 5% da média. No Mato Grosso, 5% da área já foi semeada, contra 2% da semana anterior, 5% de 2011 e 3% de média. No Mato Grosso do Sul, o plantio bate em 4%, contra 2% da semana anterior e 1% do ano passado e da média para o período.
 
A umidade dos solos foi recomposta no Paraná com as chuvas registradas em setembro e início de outubro, o que garantiu a evolução do plantio. Já na região central, a semeadura começou de forma irregular, acompanhando a chegada também heterogênea das chuvas.
 
“Em Goiás, que seria o quarto estado onde o plantio já deveria ter começado neste momento, as chuvas ocorridas na semana anterior não foram suficientes para recompor a umidade dos solos. Com isso, os produtores aguardam a próxima chamada de chuvas gerais, sinalizada para 14/15 de outubro, para dar início efetivo e geral aos trabalhos de semeadura”, afirma o analista de Safras, Flávio França Júnior.


Tags:

Fonte: Agência Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe forte em Chicago com dólar em queda, rumores de volta da greve na Argentina e dúvidas sobre o clima nos EUA
Preços da soja disparam mais de 2% em Chicago e fecham o dia acompanhando novas altas do farelo
Soja: Mercado sobe em Chicago nesta 5ª feira na esteira do milho e do trigo e da desvalorização do dólar
Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo