Soja: Plantio tem início no Brasil e atinge 3% da área projetada

Publicado em 05/10/2012 12:02 e atualizado em 05/10/2012 12:47
O ritmo dos trabalhos é mais lento do que em igual período do ano passado, quando 5% da área havia sido semeada e está acima da média para o período, de 2%.
O plantio da soja na temporada 2012/13 iniciou em alguns estados produtores do Brasil e atingiu 3% da área esperada. O ritmo dos trabalhos é mais lento do que em igual período do ano passado, quando 5% da área havia sido semeada e está acima da média para o período, de 2%. Os dados fazem parte do levantamento Da consultoria Safras & Mercado, referentes ao período até 5 de outubro. Na semana anterior, o percentual era de 1 ponto.
 
No Paraná, 9% da área já está plantada, contra 3% da semana anterior, 16% do ano passado e 5% da média. No Mato Grosso, 5% da área já foi semeada, contra 2% da semana anterior, 5% de 2011 e 3% de média. No Mato Grosso do Sul, o plantio bate em 4%, contra 2% da semana anterior e 1% do ano passado e da média para o período.
 
A umidade dos solos foi recomposta no Paraná com as chuvas registradas em setembro e início de outubro, o que garantiu a evolução do plantio. Já na região central, a semeadura começou de forma irregular, acompanhando a chegada também heterogênea das chuvas.
 
“Em Goiás, que seria o quarto estado onde o plantio já deveria ter começado neste momento, as chuvas ocorridas na semana anterior não foram suficientes para recompor a umidade dos solos. Com isso, os produtores aguardam a próxima chamada de chuvas gerais, sinalizada para 14/15 de outubro, para dar início efetivo e geral aos trabalhos de semeadura”, afirma o analista de Safras, Flávio França Júnior.

Safras - Soja Plantio

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário