CBOT: Fundos liquidam posições e soja inicia a semana com forte queda

Publicado em 15/10/2012 09:43
A semana começa bastante negativa para o mercado internacional de grãos. Nesta segunda-feira (15), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago operavam com perdas de mais de 30 pontos nos principais vencimentos, por volta das 8h (horário de Brasília). O milho perdia pouco mais de 12 pontos e o trigo pouco mais de 6. 

Os fundos de investimentos seguem liquidando seus contratos de soja, segundo analistas, frente ao cenário macroeconômico muito delicado, principalmente na Europa, e também frente ao aumento de 8,5% na produção de soja dos EUA estimado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na última quinta-feira (11) em seu relatório de oferta e demanda. 

Paralelamente, há ainda analistas que afirmam que o recuo dos preços da commodity vem se dando também em função de uma retração da demanda. De acordo com a consultoria internacional Agritel, há uma "retirada líquida de fundos de mercado de commodities em função das incertezas sobre a economia mundial. As dúvidas continuam dominado o mercado, que se mostra dividido entre os fundamentos que ainda poderiam sustentar os preços e, na outra mão, um recuo da demanda em função da crise econômica". 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina