Após altas na sessão anterior, grãos realizam lucros na CBOT

Publicado em 23/10/2012 09:41 e atualizado em 23/10/2012 10:35
O mercado internacional de grãos opera com leve baixa nesta terça-feira (23), registrando um movimento de realização de lucros. Na sessão anterior, os futuros da soja, do milho e do trigo encerraram em alta e, confirmando o momento de volatilidade, registram um leve recuo. 

"Nesse período de colheita da safra norte-americana, os grandes fundos não têm ficado muitos dias com as posições, então, depois de um dia de altas, no outro eles entram realizando lucros e o mercado recua", disse Vlamir Brandalizze, analista de mercado da Brandalizze Consulting. 

No entanto, assim como outros analistas, Brandalizze afirma que os preços permanecem sustentados, haja vista que os fundamentos permanecem inalterados. A demanda segue bastante aquecida, principalmente por parte da China, e a produção norte-americana sofreu uma séria quebra e os estoques estão historicamente baixos. 

"Os fundamentos são positivos, e assim que se encerrar a colheita da safra americana, principalmente da soja - que deve comandar os negócios -, o mercado vem com fôlego altista, porque os produtores estão entregando os contratos programados. A partir do momento em que fechar a colheita, os produtores norte-americanos já falam em vender sua soja acima de US$ 17 por bushel nas posições de Chicago. Por isso, o mercado deve trabalhar em campo positivo porque existe boa demanda internacional", afirmou o analista. 

Paralelamente, o mercado observa ainda o ligeiro atraso que vem sendo registrado no plantio da soja na América do Sul em função de adversidades climáticas. Por conta disso, a entrada da nova safra da América do Sul deverá chegar um pouco mais tarde do que o previsto e isso poderá prover sustentação às cotações. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira