Semeadura da soja inicia em Rondônia e Programa da Embrapa fortalece ações

Publicado em 29/10/2012 15:42
Com o início das primeiras chuvas e o fim do vazio sanitário da soja (15 de setembro), produtores de Rondônia já iniciaram a semeadura do grão para a safra 2012/2013. Em Vilhena, localizada a 700 quilômetros de Porto Velho e maior produtor de soja do estado, dos cerca de 40 mil hectares de soja, 75% já estão plantados, com mais de 85% de soja convencional (não geneticamente modificada). Na região de Ariquemes, em franca expansão com o cultivo de soja, os produtores também já estão com uma grande parte de suas áreas semeadas.

A previsão é de que haja um aumento de 5% na área de plantio em Vilhena e de 10% em todo o estado, que em 2012 contou com, aproximadamente, 135 mil hectares de soja e uma produção de mais de 463 mil toneladas (Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, 2012). No restante do país, de acordo com o último levantamento da Conab, a soja também apresenta crescimento de área, previsto entre 5,5% e 9,1%, superior à cultivada na safra anterior, passando de 25,04 milhões de hectares para o intervalo entre 26,42 e 27,33 milhões de hectares.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, em Vilhena o início das chuvas fez com que os produtores antecipassem o plantio de soja visando ainda um plantio de milho safrinha em condições mais favorecidas. “Nas áreas com chuvas mais regulares, a lavoura está com bom desenvolvimento vegetativo e com expectativa de uma boa safra de soja e também de safrinha, principalmente o milho, que deve ter um aumento da área de plantio no município”, explica.

Ele alerta que o mesmo não ocorre em outros municípios do estado, nem com os mais próximos à Vilhena. É o caso de Cerejeiras, a 120 km de Vilhena, onde a semeadura ainda não deslanchou, pois as chuvas seguem irregulares e esparsas, não oferecendo condições seguras ao sojicultor. 

Alguns produtores de Cerejeiras e de outras regiões do estado se anteciparam e agora estão tendo de avaliar se haverá ou não a necessidade de replantar parte de suas  lavouras e reavaliar o plantio do milho de segunda safra, o que pode gerar prejuízos. “Se a germinação for interrompida por falta de chuva o processo pode ficar comprometido, sendo necessário o replantio. Para evitar que isso ocorra o produtor deve estar atento à quantidade e regularidade das chuvas e também resguardar a semente, realizando tratamento com fungicidas e inseticidas, para que ela permaneça no solo por um longo período, tenha boa germinação e vigor”, complementa Godinho.

Em Vilhena o plantio deve ocorrer até a primeira  quinzena de novembro. Nos demais municípios do estado o sojicultor deve esperar um pouco mais para a semeadura, aguardando chuvas
mais regulares, o que deve acontecer da segunda quinzena de novembro e o plantio seguirá até dezembro. 

Programa para promoção das cultivares de soja da Embrapa

Dando continuidade às atividades de transferência de tecnologias para a cultura da soja através de um programa que busca promoção e a ampliação da oferta de cultivares de soja com alta tecnologia, qualidade, produtividade e características agronômicas adaptadas às necessidades dos sojicultores rondonienses, proporcionando diferentes opções de escolha na hora do plantio, a Embrapa está implantando Unidades Demonstrativas (UDs) em cinco municípios do estado de Rondônia: Vilhena, Cerejeiras, Castanheiras, Ariquemes e Porto Velho. E, para reforçar as atividades comerciais, serão instaladas Áreas Demonstrativas (ADs) de 10 hectares em propriedades de produtores no estado, para acompanhar o desenvolvimento das cultivares.

Desta forma, os sojicultores poderão conhecer as cultivares da Embrapa e fazer a melhor escolha. “Com as Unidades e Áreas Demonstrativas será possível conhecer o potencial produtivo, o desempenho de determinada variedade em uma região e o produtor poderá escolher a cultivar que melhor se adeque ao seu sistema de produção”, afirma o engenheiro agrônomo Frederico Botelho.
Neste Programa, a Embrapa está buscando parcerias com fundações, multiplicadores de sementes e empresas atuantes na cadeia da soja para que possa levar tecnologia, qualidade e oportunidades de negócios aos produtores de Rondônia.

Seguem abaixo os resultados médios obtidos em Rondônia com cultivares de soja convencional desenvolvidas pela Embrapa na safra 2011/2012 (está no anexo):

Entenda o vazio sanitário: 

O vazio sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida adotada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento é uma proteção contra a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow que tem provocado prejuízos à sojicultura brasileira nas últimas safras.  Durante o período do vazio sanitário, todas as plantas de soja existentes devem ser erradicadas, por meio de produtos químicos ou mecanicamente.

Confira imagens do plantio de soja no estado:


Tags:

Fonte: Embrapa Rondônia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar