China: Importações de soja devem registrar ritmo mais lento nos próximos anos, diz Sinograin

Publicado em 07/11/2012 14:37
A Sinograin - Corporação de Reserva de Grãos da China  - divulgou uma nota nesta quarta-feira (7) informando que a continuidade das importações de soja nos próximos cinco anos poderia avançar em um ritmo mais lento. 

A expectativa de Chen Xuecong, vice-diretor da entidade, é de que as compras do país asiático, que é atualmente o maior importador global da oleaginosa, tenham um aumento de 3 a 4 milhões de toneladas por ano até 2017, crescendo anualmente cerca de 5 a 6%. Entretanto, nos últimos anos, esse incremento das importações chinesas foram superiores a 10%. 

Ainda de acordo com Chen, a demanda do país por ração pode ter uma alta e 4 a 5% que, se confirmando, seria menor do que o registrado nos últimos cinco anos. A projeção da Sinograin é de que a procura por farelo e óleos comestíveis também seja menor. 

Nos primeiros nove meses de 2012, a China já importou 44,3 milhões de toneladas de soja, volume que representa um aumento de 18% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já as compras feitas em 2011 foram apenas 3,9% menores do que as realizadas em 2010. 

Na próxima sexta-feira (9), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu novo relatório de oferta e demanda e pode revisar seus números também para as importações de soja da China. Segundo analistas, as informações sobre a demanda neste novo boletim serão muito importantes para ajudar o mercado de grãos em Chicago a adotar uma direção mais consolidada. 

"Acredito que as principais mudanças (para este relatório) que possam acontecer devem estar do lado da demanda, principalmente se a China vai continuar ou não com um ritmo forte de consumo. Aparentemente, olhamos para as exportações norte-americanas e nós podemos ver que a China está um pouco mais lenta, um pouco mais travada", disse o diretor da Céleres Consultoria Anderson Galvão, em entrevista ao Notícias Agrícolas. 

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado da soja encerra semana sob pressão sazonal em Chicago e cautela com eleições e câmbio no Brasil
Plantio de soja de MT atinge 10,23% e mantém atraso inicial, diz Imea
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil