Técnicos da Expedição Soja Brasil elaboram diagnóstico da produção do grão

Publicado em 08/11/2012 10:29
Expedição Soja Brasil encerra visitas ao norte de Mato Grosso na capital do agronegócio nesta sexta-feira e segue rumo ao sul do estado.
Depois de percorrer quinze municípios de Mato Grosso, a Expedição Soja Brasil chega às últimas cidades do norte do estado antes de finalizar a passagem pelo maior produção de soja do Brasil. Hoje (08), a equipe, formada por representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Embrapa e Senar-MT, estará durante todo o dia em Sinop.

No local, os técnicos visitarão a sede da Embrapa e terão como foco orientar os produtores com relação às soluções que a difusão de tecnologia podem proporcionar melhorias no campo. De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, em dois mil quilômetros percorridos até o momento foi possível identificar que o clima, neste ano, prejudicou o plantio em algumas regiões, tanto provocando atraso quanto destruindo parte de algumas lavouras vistoriadas levando inclusive ao replantio do grão.

A Expedição Soja Brasil é a maior já realizada por lavouras de soja no país, para acompanhar uma produção histórica, estimada em 82,2 milhões de toneladas. Teve início no final de outubro e segue até abril de 2013. Somente Mato Grosso tem estimativa de produção da soja calculada em cerca de 40 milhões de toneladas nesta safra.

Amanhã (9), os membros da expedição estarão na capital do agronegócio, Sorriso, última cidade da região antes de seguirem para o sul de Mato Grosso e cidades de Goiás – que fazem parte da primeira etapa da rota. Sorriso sediou em setembro o lançamento nacional do plantio também parte da programação do Projeto Soja Brasil.

Além de avaliar o cultivo do grão, Glauber Silveira lembra que, por meio da expedição, será feito um diagnóstico do atual modelo de produção no Brasil e, com base nos dados, levado até o Congresso Nacional por meio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para que os problemas encontrados – como questão fundiária e trabalhista, por exemplo – possam ter soluções junto à bancada que defende os interesses do setor produtivo.

Nas demais etapas, a expedição percorre os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Brasília, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao total, serão cerca de 25 mil quilômetros percorridos.

Soja Brasil - O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás.  Tem o patrocínio de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.

CONFIRA ONDE A EXPEDIÇÃO ESTARÁ NOS PRÓXIMOS DIAS:

10/nov

Campo Verde

11/nov

Campo Verde

12/nov

Campo Verde

13/nov

Primavera do Leste

14/nov

Rondonópolis

15/nov

Serra da Petrovina

16/nov

Alto Taquari / Alto Araguaia

17/nov

Mineiros

-----------

----------------

19/nov

Jataí

20/nov

Rio Verde
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário