China: Importações de soja em outubro registram volume acima do esperado

Publicado em 12/11/2012 09:34
O volume de soja importado pela China em outubro recuou 19% em relação a setembro e totalizou 4,03 milhões de toneladas. Porém, apesar da baixa, as compras ainda ficaram entre 2 e 3 milhões de toneladas acima das expectativas do mercado. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 6%. 

De acordo com informações da Administração Geral da Alfândega do país, no intervalo de janeiro a outubro, as importações chinesas de soja somaram 48,34 milhões de toneladas, registrando um incremento de 16,6% se comparadas aos mesmos dez meses de 2011. 

Confirmando a demanda aquecida da nação asiática pela commodity, o Centro Nacional de Informações Sobre Grãos e Óleos da China (CNGOIC), as compras da China podem aumentar ainda em novembro e dezembro. 

De acordo com o centro, os compradores chineses deverão acelerar suas compras aproveitando as recentes baixas dos preços da soja na Bolsa de Chicago. Só este ano, o previsto é de que a China compre um recorde de 57 milhões de toneladas, frente ao volume de 52,6 milhões de 2011. 

Para os próximos cinco anos, o que se espera é que as imprtações chinesas de soja registrem um crescimento de 5 a 6%, com o país aumentando sua demanda pela oleaginosa para a produção de ração e óleo comestível. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto