Safra 2012/13: Rio Grande do Sul mais uma vez na rota das intempéries climáticas

Publicado em 14/11/2012 17:39
O Rio Grande do Sul mais uma vez é alvo de problemas climáticos. Na safra de verão passada, o Estado passou por uma severa estiagem que dizimou as lavouras de soja e milho. No plantio de inverno, a geada e as chuvas no final do ciclo derrubaram a qualidade do trigo.

Agora, na temporada 12/13 novamente a falta de chuvas aflige o produtor. Em algumas regiões do estado semeadura acontece com atraso, enquanto em outras plantio segue parado sem as precipitações, é o caso de Lagoão, na região central rio-grandense onde a estiagem já chega há 24 dias. De acordo com o produtor rural, Rudinei Luís Erpen, em algumas localidades onde o plantio foi efetivado produtores terão de replantar a soja devido à falta de precipitações.

No Rio Grande do Sul, janela para semeadura da soja é menor, portanto plantio da soja ou replantio acontecerá fora do período ideal, comprometendo possibilidade de safra cheia em Lagoão.

Já no Mato Grosso, apesar da falta de chuvas do início da semeadura, plantio está praticamente concluído. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Vera, Benício Boeing, após o período de seca a região tem excesso de chuvas na primeira quinzena deste mês, que atrapalham os tratos culturais nas lavouras.

Janela de plantio da safrinha está garantida no município. De acordo com Boeing produtores já negociaram insumos para segunda safra de milho, que não terá acréscimo em relação ao último plantio.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja