Aprosoja participa de seminário promovido por governo holandês

Publicado em 20/11/2012 08:04
A Aprosoja participa na terça (20) do Seminário Bilateral Brasil-Holanda “O Futuro dos Negócios de Alimentos”, em Ribeirão Preto (SP). O evento contará com a presença do casal real da Holanda, o príncipe Willem Alexander e sua Princesa Máxima. O produtor rural e consultor da Aprosoja, Ricardo Arioli, fará uma apresentação mostrando como se pode produzir mais e ser sustentável. “A entidade foi convidada para mostrar justamente como Mato Grosso e o Brasil estão trabalhando para vencer este desafio”, explicou Arioli.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (Mapa), o Brasil exportou aproximadamente US$ 13,6 bilhões e importou US$ 2,2 bilhões de produtos agrícolas da Holanda em 2011. Os principais produtos exportados são farelo de soja, soja em grãos e suco de laranja. “Queremos a parceria da Holanda para divulgar a nossa preocupação com a sustentabilidade e também discutir o pagamento de prêmios pela soja produzida aqui. Desta forma, os nossos produtores também se preocupariam mais com esta questão”, disse Ricardo Arioli.

Entre os temas apresentados na palestra de Arioli estão o aumento da produtividade no Brasil com economia de área, o novo Código Florestal, as oportunidades de Mato Grosso com uma segunda safra de milho e integração lavoura-pecuária. Também serão apresentados aos participantes alguns projetos e programas da Aprosoja, como Soja Plus e o Agrosolidário.

Evento - Durante o encontro será tratado escassez de alimentos, produção agrícola, comércio bilateral e exportação de produtos lácteos, de maçãs, peras e Sêmem Bovino da Holanda para o Brasil. A pauta prevê ainda a discussão de temas referentes a parcerias agropecuárias entre os dois países e questões sanitárias e fitossanitárias, segurança alimentar, biocombustível e troca de tecnologia, entre outros.

A comitiva holandesa estará no Brasil entre os dias 18 e 24 de novembro e será composta pelo ministros da Agricultura, Comércio Exterior, Educação e Ciência, e primeiro-ministro de Aruba.

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação