Safra 2012/13: Com problemas climáticos, produção de soja no Paraná segue incerta

Publicado em 27/11/2012 19:02
Apesar do retorno das chuvas, a safra de soja no Paraná segue sob incertezas climáticas. Em Guarapuava (PR), chuvas em menor quantidade em algumas localidades vão levar ao replantio da soja, enquanto outros produtores sequer conseguiram terminar sua semeadura. 

Já em Santa Tereza do Oeste, também no Paraná, após mais de 20 dias de estiagem chuvas retornam às lavouras e podem recuperar possíveis perdas para soja, mas safra ainda depende de chuvas regulares daqui para frente. Produtores estavam apreensivos diante da possibilidade de mais uma safra de verão com falta das chuvas. “Ano passado na primeira safra foi complicado com muito sol e nada de chuvas. E começou assim, parando a chuva que não voltava”, afirma o produtor rural, Salvador Reis Neto. 

Arroz

Plantio do arroz está em fase conclusiva em Uruguaiana (RS). Chuvas recentes favoreceram recuperação das barragens na região. Em relação ao ano passado, área destinada à cultura é maior, voltando à normalidade de plantio da região, em torno de 100 mil hectares com arroz irrigado.  

Soja tem leve incremento de área no município, mas ainda com volume insignificante frente à produção de arroz que chega a superar os 100 mil hectares.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA