Oil World: Embarques de soja do Brasil podem atrasar nos próximos meses

Publicado em 05/12/2012 15:31
O Brasil, segundo uma nota divulgada pela Oil World, deverá passar os Estados Unidos na posição de maior exportador mundial de soja, porém deverá enfrentar problemas de atraso nos embarques de sua produção. 

A escassez de caminhões no país deverá se desenvolver mais expressivamente durante os meses de abril e maio, quando os embarques de soja começam a competir com a entrada da colheita de cana-de-açúcar, afirmou a consultoria alemã. Com isso, até que aconteça a entrada da nova safra da América do Sul, os estoques norte-americanos de soja poderão ter se esgotado e o espaço de alívio para os importadores sulamericanos será pequeno. 

"Muitos observadores se questionam sobre se os esperados volumes recordes da safra da América do Sul no tempo necessário. Por conta do afastamento de importantes regiões produtoras, ops caminhões são essenciais para que as soja chegue até os portos. Portanto, longos períodos de espera dos navios nos portos serão bem comuns no início do ano que vem, bem como o atraso para a chegada produto nos países importadores", disse a Oil World.

A projeção da consultoria é de que o Brasil produza 81 milhões de toneladas. Ainda de acordo com o relatório da Oil, as condições de falta de chuvas em importantes regiões do país deverão ser acompanhadas bem de perto, bem como as condições climáticas na Argentina, que vem sofrendo com o excesso de chuvas. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias