Após semana de perdas, soja sobe na CBOT com recuperação técnica

Publicado em 21/12/2012 10:33 e atualizado em 21/12/2012 11:31
A sexta-feira (21) é de recuperação técnica para o mercado internacional da soja. Na sessão de hoje, os vencimentos mais negociados da soja já chegaram a subir mais de 16 pontos e, por volta das 11h10 (horário de Brasília), os ganhos era de pouco mais de 10 pontos. As altas chegam após uma semana de intensa perda para a commodity, que viu alguns contratos sendo negociados abaixo dos US$ 14/bushel. 

Durante esta semana, a soja operou em queda por quatro sessões consecutivas refletindo, principalmente, as boas expectativas para a safra 2012/13 da América do Sul. Além disso, sentiu ainda a pressão dos cancelamentos de compras da China de soja nos Estados Unidos, anunciados por duas vezes nessa semana. 

"A reação de um mercado que vem trabalhando em uma defensiva de valores e essa defesa seria por conta, apenas, de uma recomposição dos estoques globais. Então, você também começa a preocupar-se com as perdas na produção de trigo na Europa, que já está confirmada", diz Mário Mariano, analista da Novo Rumo Corretora. 

De acordo ainda com analistas ouvidos pela agência Bloomberg, essa recuperação técnica é estimulada ainda pelas compras dos investidores que surgem após a liquidação de posições registradas no dia que pressionaram severamente o mercado,levando os preços da soja ao menor patamar em um mês na sessão desta quinta-feira (20).

Paralelamente, a agência norte-americana Telvent DTN afirma também que no final da próxima semana, importantes regiões produtoras do Brasil irão passar por um período de dias mais secos e o mercado também estaria se apoiando nessa informação, para sustentar essa recuperação de hoje. 

Bolsa de Dalian - Assim como em Chicago, na Bolsa de Dalian, na China, a soja também subiu e fechou os negócios desta sexta-feira em alta. Entretanto, segundo agências internacionais, o mercado chinês estaria descolado de Chicago e estaria acompanhando a firmeza no cenário interno da China. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul