Agricultores finalizam plantio da soja no Rio Grande do Sul

Publicado em 28/12/2012 09:04 e atualizado em 28/12/2012 09:41

O plantio da safra de soja está tecnicamente finalizado no Rio Grande do Sul, com 97% das lavouras na fase de desenvolvimento vegetativo, apresentando bom stand, de acordo com informações divulgadas pela Emater/RS-Ascar. Na Fronteira Noroeste e nas Missões, está se configurando uma “safrinha” da soja. Nessas regiões, aproximadamente 3% da área total a ser semeada com a leguminosa têm seu início em janeiro de 2013 - após o período recomendado pelo zoneamento agroclimático -, pois o microclima tropical dos municípios costeiros ao Rio Uruguai favorecem a semeadura nesta época, sobre o milho plantado em final de julho.

As temperaturas elevadas e a umidade excessiva têm propiciado condições para o surgimento de pragas nas lavouras de soja, como lagartas, percevejos e raspadores, mantidas sob controle pelos produtores. No momento, chama a atenção dos sojicultores a elevação no preço do glifosato.

Assim como a soja, as lavouras de milho - que se encontram em sua grande maioria em fase de floração e enchimento de grãos - também apresentam aspecto fitossanitário e potencial produtivo satisfatórios. A produtividade média, em algumas regiões, registrou pequena elevação em relação à semana anterior. Nas áreas destinadas à ensilagem, terá início o plantio de uma 2ª safra de milho e, em outras, de soja safrinha. As cotações são favoráveis para os produtores. Por outro lado, entre os produtores de leite e suínos, continua grande a procura por milho balcão - ofertado pelo Governo - para ser utilizado como ração.

A semeadura do arroz também foi concluída no Estado, com a cultura apresentando-se, majoritariamente, na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. As lavouras estão em pleno período de irrigação, e os produtores realizam o controle de inços e a aplicação de fertilizante nitrogenado de cobertura. Em relação aos preços da saca de 50 kg de arroz, foi registrada queda de 1,17% em relação à semana anterior, ficando em R$ 36,32.

Em relação às criações, o rebanho de corte apresenta bom estado nutricional, com os produtores dedicando-se ao controle de parasitas, cuja multiplicação tem sido favorecida pelas atuais condições climáticas. Na Zona Sul do Estado, no município de Canguçu, o período é de início de monta e assinalação dos bezerros. Em Piratini, registra-se diminuição do rebanho, devido ao aumento da área de soja no município.

O rebanho leiteiro também está em boas condições sanitárias e nutricionais, beneficiado pelo excelente desenvolvimento das pastagens, tanto nativas como cultivadas. A maior incidência de carrapatos, verminoses e moscas do chifre tem deixado os produtores em alerta. Em alguns casos, o calor intenso tem causado desconforto nos animais, afetando a performance dos mesmos.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Emater-RS/Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário