Com boas perspectivas para safra de soja, agricultores do Noroeste gaúcho atentam-se ao combate de doenças e pragas

Publicado em 08/01/2013 16:38
O ano de 2013 iniciou com um cenário completamente diferente do ano passado, quando a seca já se prolongava, preocupando a maioria das famílias do Noroeste gaúcho. Este quadro deu lugar a um início de ano com boas perspectivas de clima, de produtividade e de valor dos grãos. De qualquer modo, ainda são necessários cuidados para o combate de doenças e pragas. 

A boa umidade do solo e as temperaturas elevadas têm propiciado um excelente desenvolvimento da cultura. Por outro lado, estas mesmas condições exigem, a partir desta fase, que o produtor e os técnicos responsáveis pela assistência técnica estejam atentos à ocorrência de pragas e doenças. “Os produtores devem ficar atentos em relação às doenças, em especial à ferrugem da soja. Nas condições de clima atual, ela pode aparecer já neste período”, alerta o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Aldo Schmidt, que também é enfático ao orientar os agricultores sobre os cuidados com a lavoura. “Antes de qualquer atitude, consulte o seu técnico de confiança, não desperdice dinheiro e não polua a natureza. Use agrotóxicos somente quando necessário. O uso dos mesmos pelo seu vizinho não é referência para todas as lavouras. É necessário monitoramento de caso a caso”, destaca. 

O plantio da soja, que ocupa 673.100 hectares nos 45 municípios de abrangência da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, foi finalizado dentro do período e está com excelente desenvolvimento vegetativo e iniciando a fase de floração. A estimativa é que pouco menos de 3% da área total destinada à cultura ainda deve ser semeada neste início de janeiro, referente ao espaço antes destinado ao milho plantado em final de julho. A expectativa é que sejam colhidas, em média, 41 sacas de soja por hectare. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário