Condições climáticas beneficiam safra de grãos no Rio Grande do Sul

Publicado em 25/01/2013 08:16
As condições climáticas registradas no último período beneficiaram a safra de grãos de verão no Rio Grande do Sul, conforme informações divulgadas, nesta quinta-feira (24/01), no Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar.

As lavouras de milho, por exemplo, apresentam bom aspecto geral. A produção obtida até agora tem ficado acima do esperado, deixando satisfeitos os produtores. Dentre as distintas fases de evolução da cultura, a que apresenta maior percentual, no momento, é a de formação de grãos, com 30% do total. Também é expressivo o percentual de lavouras em maturação, com 23% da área nessa fase. Muitos produtores de milho aproveitam o bom momento pelo qual passa a cultura, em termos de cotações, para repetir o plantio com o grão nas áreas já colhidas, principalmente naquelas em que o primeiro corte foi destinado à silagem.

As chuvas regulares ocorridas no último período favoreceram a manutenção das reservas de água e contribuíram para a redução do gasto com energia para a irrigação nas principais regiões produtoras de arroz no Estado. A cultura encontra-se no período vegetativo, apresentando bom potencial de produção. No momento, os orizicultores realizam os tratos culturais, como aplicação de fungicidas, inseticidas e adubação nitrogenada nas lavouras do tarde. A ocorrência, na última semana, de um clima mais seco e com alta insolação favoreceu as lavouras nas fases de floração e formação dos grãos. 

As condições meteorológicas dos últimos períodos, especialmente a boa umidade do solo e a insolação, auxiliaram no desenvolvimento do feijão da 1ª safra no Estado. A colheita das lavouras já atinge os 60% da área estimada. Alguns produtores já iniciaram o plantio da safrinha do feijão, que apresenta boa germinação. Em relação à comercialização, permanece a tendência de alta no mercado, com a saca de 60 kg do feijão-preto cotada, nesta semana, a R$ 116,00, o que representa um aumento 4,19%. 

Outra cultura de verão, a soja também apresenta bom desenvolvimento vegetativo, principalmente as áreas que se encontram nas fases de florescimento e enchimento de grãos. Nessa semana, os produtores intensificaram o controle químico de ervas daninhas nas lavouras recém-implantadas e de lagartas e ferrugem. A escassez de umidade em algumas regiões, associada ao estágio em que se encontram as lavouras, começa a causar preocupação aos sojicultores, mas, conforme os técnicos da Emater/RS-Ascar, ainda é prematura qualquer avaliação sobre os reflexos desses fatores para a cultura. No atual momento, em todas as regiões produtoras, as estimativas de produção estão em patamares acima do esperado. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Andre Luiz Scariot Gentil - RS

    Condições aqui na região não tao boas assim, pois o milho sofreu com a geada la ainda no período pós plantio, onde que aqueles produtores que resolveram não replantar o milho a população de plantas ficou baixa e os que resolveram replantar, agora o milho esta na fase de enchimento de grãos e chuva que é bão nada. O soja também enfrenta uma fase critica(parte enchimento de grãos e parte em floração) são 18 dias sem chuva e previsão de mais uma semana seca. E vamos em frente...

    0
  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    Condiçoes climaticas boa? Para a soja não, a quase 20 dias sem chuva, na expectativa de uma chuva boa para hoje (25/01), a frente fria passou e trouxe muita pouca chuva, quase nada, raros os locais no estado que teve volumes altos, na maioria garoa. Com uma previsão de novos episodios de chuva somente para o inicio do mes chegaremos a quase um mes sem chuva. Até onde a soja ira resistir, uma vez que boa parte das lavouras no estado estão em floração e enchimento de grão? Clima favoravel? Safra recorde? Aqui no RS ta longe disto. Abraços e bom final de semana a todos.

    0