Oil World: Logística e atraso da colheita no Brasil podem alavancar soja na CBOT

Publicado em 29/01/2013 17:01
A Oil World divulgou uma nota nesta terça-feira (29) afirmando que os preços da soja podem voltar a subir expressivamente na Bolsa de Chicago frente a atrasos na colheita na América do Sul ou problemas com uma logística insuficiente para atender toda a demanda mundial pela oleaginosa. 

Depois da severa seca que reduziu a safra norte-americana 2012/13, o mercado agora aguarda com muita ansiedade pela colheita da América do Sul. O ritmo de exportações de soja nos Estados Unidos está muito mais acelerado do que em anos anteriores e, segundo analistas, a demanda se voltará para os demais países produtores como Brasil, Argentina e Paraguai a medida em que a oferta por lá começa a ser reduzida. 

Entretanto, a Oil World acredita ainda que esses gargalos logísticos podem fazer com que alguns negócios voltem para os EUA. "Se exportações insuficientes da América do Sul em fevereiro e março mudarem alguns negócios para os EUA, isso poderia ter um impacto explosivo para o contrato futuro maio. O atual atraso na colheita do Brasil é um complicador adicional par a 
situação", disse a consultoria alemã em nota. 

Ainda de acordo com a empresa, o Brasil, provavelmente, irá superar os EUA como maior produtor mundial de soja, registrando um aumento de 30% em relação à safra anterior. 

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado da soja encerra semana sob pressão sazonal em Chicago e cautela com eleições e câmbio no Brasil
Plantio de soja de MT atinge 10,23% e mantém atraso inicial, diz Imea
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil