Safra 2012/13: Emater-RS divulga novo boletim de acompanhamento das safras no RS

Publicado em 08/02/2013 09:53
Arroz - A maioria das lavouras, em torno de 61%, encontra-se no período reprodutivo e apresenta bom potencial de produção. Segundo algumas avaliações de produtores e técnicos, a produtividade média poderá ser menor do que a do ano passado, devido a alguns fatores como maior dificuldade de controle de inços por causa das chuvas na época do plantio, ocorrência de doenças e do frio que poderá atingir lavouras que, no momento, estiverem na fase crítica de floração. Todavia, são apenas especulações, uma vez que, de maneira geral, as lavouras apresentam-se bem. As reservas de água estão com bom nível, sendo que muitas barragens deverão terminar o período de irrigação, ainda com um bom volume de água acumulado. Com a redução das chuvas e da umidade relativa do ar, houve também a redução na incidência de doenças. A ocorrência, nas últimas semanas, de um clima mais seco e alta insolação favorece as lavouras na fase de formação dos grãos. Ainda de maneira incipiente, as primeiras lavouras começam a ser colhidas, com resultados bastante satisfatórios. Essas, no momento, representam apenas 1% do total plantado nesta safra.  

Soja - A falta de chuvas já começa a causar preocupações junto aos produtores. Com o clima seco e as altas temperaturas ocorridas recentemente, observa-se com mais frequência o murchamento das plantas. Observava-se, também, a queda de flores e vagens, denotando início real da diminuição do potencial produtivo de algumas lavouras. Principalmente aquelas implantadas em solo mais raso, que estão sofrendo mais com a falta de chuva, forte irradiação solar e altas temperaturas. Também preocupa a falta de chuva para as lavouras que estão na floração e iniciando a formação das vagens, que no momento atingem 80% do total. Em áreas isoladas, está ocorrendo intenso ataque de lagartas e ácaros, o que força a continuidade das pulverizações visando ao controle dessas pragas, principalmente a lagarta-falsa-medideira (Pseudoplusia includens), que segundo relatos não tem sido atingida pelos inseticidas fisiológicos. Os produtores também encontram dificuldades para realizar os tratamentos com fungicidas e inseticidas devido à baixa umidade relativa do ar, que compromete a eficiência dos produtos. Apesar desse quadro momentâneo desfavorável à cultura, as lavouras, em sua grande maioria, apresentam muito bom desenvolvimento, mantendo boas as expectativas de produção e rendimento.

Clique aqui e confira o boletim na íntegra 

Tags:

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª