Safra 2012/13: Emater-RS divulga novo boletim de acompanhamento das safras no RS

Publicado em 08/02/2013 09:53
Arroz - A maioria das lavouras, em torno de 61%, encontra-se no período reprodutivo e apresenta bom potencial de produção. Segundo algumas avaliações de produtores e técnicos, a produtividade média poderá ser menor do que a do ano passado, devido a alguns fatores como maior dificuldade de controle de inços por causa das chuvas na época do plantio, ocorrência de doenças e do frio que poderá atingir lavouras que, no momento, estiverem na fase crítica de floração. Todavia, são apenas especulações, uma vez que, de maneira geral, as lavouras apresentam-se bem. As reservas de água estão com bom nível, sendo que muitas barragens deverão terminar o período de irrigação, ainda com um bom volume de água acumulado. Com a redução das chuvas e da umidade relativa do ar, houve também a redução na incidência de doenças. A ocorrência, nas últimas semanas, de um clima mais seco e alta insolação favorece as lavouras na fase de formação dos grãos. Ainda de maneira incipiente, as primeiras lavouras começam a ser colhidas, com resultados bastante satisfatórios. Essas, no momento, representam apenas 1% do total plantado nesta safra.  

Soja - A falta de chuvas já começa a causar preocupações junto aos produtores. Com o clima seco e as altas temperaturas ocorridas recentemente, observa-se com mais frequência o murchamento das plantas. Observava-se, também, a queda de flores e vagens, denotando início real da diminuição do potencial produtivo de algumas lavouras. Principalmente aquelas implantadas em solo mais raso, que estão sofrendo mais com a falta de chuva, forte irradiação solar e altas temperaturas. Também preocupa a falta de chuva para as lavouras que estão na floração e iniciando a formação das vagens, que no momento atingem 80% do total. Em áreas isoladas, está ocorrendo intenso ataque de lagartas e ácaros, o que força a continuidade das pulverizações visando ao controle dessas pragas, principalmente a lagarta-falsa-medideira (Pseudoplusia includens), que segundo relatos não tem sido atingida pelos inseticidas fisiológicos. Os produtores também encontram dificuldades para realizar os tratamentos com fungicidas e inseticidas devido à baixa umidade relativa do ar, que compromete a eficiência dos produtos. Apesar desse quadro momentâneo desfavorável à cultura, as lavouras, em sua grande maioria, apresentam muito bom desenvolvimento, mantendo boas as expectativas de produção e rendimento.

Clique aqui e confira o boletim na íntegra 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    A quebra é real na soja, este ponto é correto, o incorreto é a conab falar em super safra, com certeza com dados levantados no inicio do ano, e agora e nas ultimas semana ocorreram grandes quebras, e em diversas regioes do estado do RS, e ainda precisamos de muitas chuvas para colher esta safra. Então muita cautela antes de falar em super safra.

    0