Países acertam medidas que facilitam comércio da soja

Publicado em 22/02/2013 08:25
Brasil e Rússia assinaram nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, protocolo que determina medidas fitossanitárias para o comércio de produtos de origem vegetal, principalmente a soja, entre os dois países. O acordo foi firmado pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ênio Marques, e pelo Chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia, Sergey Dankvert.

O protocolo estabelece medidas que facilitam a emissão de certificados fitossanitários de grãos seguindo a Norma Internacional de Movimentação de Produtos Vegetais (NIMF 12). O documento foi apresentado à delegação russa durante reunião do Comitê Agrário Brasil-Rússia, que ocorreu em Brasília nos dias 18 e 19 de fevereiro.

O diretor de Departamento de Sanidade Vegetal, Cosán Coutinho, avalia que o acordo emite mais segurança às partes, já que facilita o comércio entre os países. “Há dois anos o Brasil vem solicitando à Rússia um acordo que agilizasse o processo de exportação e importação, inclusive da soja”, disse.

Além de autoridades do Ministério da Agricultura e da delegação russa, estiveram presentes na reunião, representantes da Associação Brasileira de Frigorifícos (Abrafrigos) e seus associados.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado financeiro nervoso e incerto aumenta volatilidade dos preços e soja sobe em Chicago
Soja e derivados perdem força e caminham de lado em Chicago nesta tarde de 3ª feira
Fórum Nacional da Soja debate logística, mercado e novo ciclo do grão na Expodireto
Complexo Soja acompanha nova disparada do petróleo e grão sobe mais de 1% em Chicago nesta 3ª feira
Safra de soja do Brasil fica mais distante de 180 mi t, apontam consultorias
Soja cai em Chicago com receio de que a China possa não comprar as 8 milhões de toneladas anunciadas nos EUA