Soja: Colheita avança para 28% no Brasil, aponta Safras

Publicado em 25/02/2013 17:54
410 exibições
A colheita de soja avançou bem nesta última semana no Brasil, atingindo 22% da área estimada, conforme levantamento do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas SAFRAS & Mercado, com dados recolhidos até 22 de fevereiro. Na semana anterior, o total colhido era de 15%. Os trabalhos estão adiantados na comparação com o ano anterior (24%) e acima da média para o período, de 16%%.

No Paraná, a colheita já chega a 36%, contra 25% da semana passada, 26% de igual período de 2012 e 15% de média. No Mato Grosso, a colheita avançou para 49%, contra 25% da semana anterior, 45% de igual período do ano passado e 31% de média. No Mato Grosso do Sul, o total colhido é de 38% , contra 26% da semana anterior, 29% de igual período do ano passado e 17% da média.

"O período foi marcado pela melhora generalizada das condições da nova safra brasileira de soja, seja com a melhora do tempo permitindo a normalização da colheita na região central, seja com o retorno das chuvas para as regiões mais secas do extremo sul", avalia o analista de SAFRAS, Flávio França Júnior.

Com isso as perdas pelo excesso de umidade no Mato Grosso foram estancadas e a colheita pode chegar praticamente à metade da área plantada. E no lado inverso, o período foi marcado por chuvas gerais e de bom volume para todo o Rio Grande do Sul, também estabilizando as perdas de produtividade.


Clique aqui para ampliar!



Tags:
Fonte SAFRAS

Nenhum comentário